
Saiba quando indico o Implanon.
O Implanon trata-se de um bastão de um material parecido com o silicone, flexível, que tem cerca de 2 mm de diâmetro por 4 cm de comprimento, contendo, em baixa dose, um hormônio progestágeno em seu interior (ele é semelhante a um palito de fósforo em tamanho).
Somente um Ginecologista de sua confiança poderá indicá-lo e lhe apresentar os prós e contras deste método.
É um dispositivo anticoncepcional que dura por 03 anos, sendo fácil de inserir e de remover. Ele libera porções de hormônio em quantidade inferior àquela presente na pílula.
Esse método pode ser indicado para:
- Mulheres que não querem engravidar por pelo menos 3 anos;
- Deseja o método contraceptivo mais eficaz do mercado;
- Quem quer a praticidade de não precisar lembrar de tomar pílula todo dia e no mesmo horário sempre;
- Pacientes que têm restrição ao estrogênio (hormônio presente em algumas pílulas anticoncepcionais);
- Para mães que estão no pós parto e amamentando.
Mesmo com a promessa de suspender a menstruação, ovulação e, consequentemente, a TPM, vemos que nem sempre isso ocorre. A grande maioria das pacientes que o utilizam, se beneficiam desses efeitos, porém, um pequeno grupo pode continuar ovulando e sangrando (lembrando que a TPM é causada pela Ovulação).
Sendo assim, não indico o Implanon para pacientes que têm a necessidade de suspender a menstruação para o tratamento de doenças, como exemplo, Endometriose e Adenomiose.
Não indico em pacientes que sofrem com cólicas ou fluxo menstrual aumentado (pois pode acontecer, como já mencionado, de não cessar).
Pacientes com TPM, oriento quanto à possibilidade de não haver sucesso com o método para alívio dos sintomas e os mesmos persistirem.
Com relação ao talvez aparecimento de retenção hídrica que causa inchaço e acne, temos fórmulas que amenizam esses efeitos colaterais.
Portanto, dito todas essas pequenas questões em consulta, a paciente tem livre direito de escolha. E sendo de sua vontade (após realização de exames), partimos para a inserção: rápida e indolor.
Uma coisa é certa, serão 3 anos sem preocupação com gravidez!
Sem pílulas, injeções, adesivos, anéis vaginais, ou sem a necessidade de laqueadura/vasectomia.
Lembrem-se:
O Implanon, assim como todo método contraceptivo hormonal, podem causar alguns efeitos adversos (principalmente os já relatados). Por isso, antes de escolher qual método, é essencial conversar e confiar em seu Ginecologista.
Nenhum dos métodos para evitar gravidez, são somente flores!
Não acreditem no chip anticoncepcional perfeito!!!
Agende uma consulta conosco clicando aqui!