
Reposição hormonal: quando é a hora de começar?
A reposição hormonal pode ser indicada preferencialmente na perimenopausa, ou seja, na fase que antecede a menopausa, quando ainda ocorrem as últimas menstruações, ou nos primeiros anos do climatério, em mulheres na faixa dos 50 aos 59 anos, é um tipo de tratamento que permite aliviar os sintomas típicos da menopausa.
Alguns sintomas indicam a menopausa são: parada das menstruações, queda da libido, fadiga, suores noturnos, fogachos (sensação de calor repentina), irritabilidade e aumento de peso.
Identificado esses sintomas, deverá ser avaliado a necessidade da reposição, podendo ser necessário realizar alguns exames para avaliar cada mulher individualmente.
Se for o caso de precisar da reposição hormonal, esse tipo de terapia utiliza medicamentos que ajudam a repor os níveis de estrogênio, progesterona e testosterona, que estão diminuídos na menopausa, já que os ovários deixam de os produzir quando a mulher entra no climatério e na menopausa por volta dos 50 anos de idade.
Mas saiba que a reposição hormonal, muitas vezes, não é suficiente quando realizada somente com uso de medicações, exigindo uma completa mudança nos hábitos alimentares, físicos e sociais.
Vale ressaltar que a menopausa não é uma doença. O tratamento é feito com a finalidade de aliviar os sintomas e não de cessar o processo da menopausa, além de ajudar também na prevenção das doenças cardiovasculares e da osteoporose.
Ao sentir os primeiros sinais de que está no climatério, procure um especialista para um check-up.