Qual diu deve ser escolhido?
Você sabia que existem três tipos de DIU? O DIU (Dispositivo Intra-Uterino) é um método contraceptivo que, embora seja muito procurado atualmente, ainda existem dúvidas sobre ele e cada um deles.
Acompanhe comigo e confira a diferença entre cada um dos DIU's!
Esses são os que prescrevo:
DIU de Prata e Cobre
A junção desses dois elementos tem o objetivo de reduzir a fragmentação do cobre no organismo, por esse motivo aumenta a eficácia e reduz a possibilidade de intensificar o fluxo de cólicas menstruais (o que é comum nas mulheres que usam o DIU de cobre. Por isso aboli da minha rotina na clínica!
O DIU de prata possui um formato em Y que foi elaborado para facilitar sua introdução e remoção.
O tempo de duração é 5 anos.
DIUs Hormonais
DIU Mirena
Se você sofre com cólicas e fluxo menstrual intenso, esse pode ser o mais adequado para você. Ou se você não quer ou não gosta de menstruar!
Isso porque a progesterona reduz o processo inflamatório local.
Ele suspende a menstruação em quase todos os casos e alivia as cólicas!
O DIU Mirena é revestido pelo hormônio levonorgestrel, que é um subtipo sintético de progesterona, e impede a gravidez pois o endométrio torna-se afinado e modifica o muco cervical, deixando a área íntima hostil à fecundação.
Este DIU é eficaz por até 5 anos.
Os principais efeitos colaterais do levonorgestrel são aparecimento de acne (em pequena quantidade) e retenção hídrica (inchaço), que se controla facilmente.
DIU Kyleena
O DIU Kyleena apresenta em seu interior 19,5 mg de hormônio armazenado, enquanto o Mirena tem 52 mg de hormônio armazenado.
Como o Kyleena libera menos hormônio por dia, as pacientes mais sensíveis à ação da progesterona, apresentam risco mínimo de efeitos colaterais, sem redução na efetividade contraceptiva, mas também por isso, ele apenas diminui o fluxo. O que pode ser interessante para mulheres que possuem e se incomodam com um fluxo aumentado mas querem continuar menstruando.
Agende uma consulta conosco clicando aqui!