
Entenda como os anticoncepcionais orais podem afetar a sua saúde.
A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo que além de evitar a gravidez, também é benéfico em outras questões, como reduzir o excesso de hormônio masculino diminuindo acne, pelos, reduzir a cólica menstrual e a menstruação.
Porém, apesar de ser muito eficiente e utilizada há muitos anos, há diversas contraindicações e alguns efeitos colaterais que estão relacionados ao uso dessa pílula, tais como:
Hipertensão arterial
As pílulas que contêm estrogênio, têm maior risco de desencadear a hipertensão arterial, ainda mais em fumantes e obesas.
Ganho de peso
A pílula pode provocar alterações hormonais que aumentam a vontade de comer. Algumas pílulas podem gerar grande retenção de líquidos em consequência do acúmulo de sódio e potássio, aumentando o peso corporal.
Diminuição da libido
Pode diminuir ou acabar com a libido. E também causar cansaço persistente. Isso acontece por causa das mudanças hormonais, diminuído a testosterona. Prejudica também o ganho de massa muscular em mulheres que malham.
Mudanças de humor
Pode alterar o humor pois quando há um certo nível de estrogênio e progesterona no sangue, a produção de serotonina (aquele hormônio responsável por melhorar o nosso bem estar) é reduzida e dessa forma pode desencadear uma depressão.
Trombose
Se a mulher apresenta histórico familiar ou sintomas como enxaqueca é mais provável que a trombose venha surgir com o uso da pílula anticoncepcional. Mas pode acontecer mesmo sem histórico. Então nunca sabemos em quem vai acontecer.
Agende uma consulta conosco clicando aqui!