Diferenças entre os DIUs não hormonais.
Hoje, a fim de ajudá-los a compreender melhor sobre os DIUs não hormonais, vim trazer um compilado sobre cada um e o que vocês precisam saber sobre eles.
O dispositivo intrauterino, chamado de DIU, se trata de um pequeno dispositivo que é inserido dentro do útero, a fim de impedir uma concepção, portanto, é considerado método contraceptivo de alta eficácia.
Apesar de serem dispositivos semelhantes e possuírem basicamente a mesma técnica de inserção, existem algumas diferenças entre si, por isso, hoje eu resolvi trazer as especificações de cada um, para ajudá-las a compreender melhor o assunto. Arraste para o lado e confira!
DIU de cobre
Esse é um método contraceptivo, desenvolvido com cobre em sua composição, onde aos poucos vai liberando a substância no tecido que reveste o útero, promovendo uma reação inflamatória, que altera o muco e torna o ambiente inadequado para a fecundação, pois impede a movimentação dos espermatozoides e consequentemente que os mesmos subam até a trompa.
Sua validade varia de 5 a 10 anos, mas pode ser retirada antes, caso seja o desejo da paciente. Tendo como efeito colateral o aumento do fluxo menstrual, e o aumento também das cólicas.
Mini DIU de Cobre
Este é indicado a mulheres com úteros menores. Tem uma durabilidade de até 5 anos.
DIU de prata com cobre
Sendo desenvolvido com prata e cobre em sua composição, esse dispositivo tem a mesma funcionalidade que o de cobre, ou seja, ele também resulta em uma reação inflamatória, que faz com que o útero se torne hostil aos espermatozóides, o que impede que a gestação ocorra.
A combinação de prata e cobre diminui a fragmentação do cobre, o que diminui os efeitos colaterais do cobre, ou seja, menos cólicas e fluxo menstrual reduzido. Possui um formato de “Y” o que proporciona um maior conforto na inserção e na remoção do dispositivo do útero. Possuindo uma durabilidade de 5 anos.
Mini DIU de prata
Desenvolvido com o mesmo formato em “Y”, esse dispositivo é indicado a mulheres com úteros menores. Tem uma durabilidade de até 5 anos.
Os DIUs não hormonais são indicados para mulheres que não sentem cólicas ao menstruar e que tenham um fluxo menstrual normal, ou que tenham contraindicações concretas aos métodos hormonais.